A HERANÇA DE SILVIO SANTOS E O ITCMD

Saiu no Metrópoles ontem que as herdeiras de Silvio Santos entraram na Justiça contra o Estado de São Paulo para não pagarem imposto sobre parte da herança deixada em um paraíso fiscal.

A notícia informa que o apresentador deixou cerca de meio bilhão de reais em contas nas Bahamas, e que o imposto devido para realizar a transmissão para as herdeiras seria por volta de R$ 18 milhões.

É tanto dinheiro que a gente não tem dimensão, né?

Esta semana ainda li um artigo de opinião na Folha de São Paulo onde o autor defende que passar enormes fortunas de geração em geração faz com que o poder fique concentrado em poucas famílias por gerações. 

Mas voltando ao assunto principal da postagem, o imposto devido sobre a herança é o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), e pode chegar até 8% do valor do patrimônio deixado.

Em Pernambuco, esse imposto é chamado de ICD e varia de 2% a 8%, de acordo com o tamanho da herança. Considerando as demais despesas, como cartório, advogados, inventariante, despesas judiciais etc., o custo efetivo sobre a transmissão pode chegar a aproximadamente 35%.

Ainda assim, o patamar é inferior ao praticado em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde os impostos podem chegar a 40%, na França a 50% e na Alemanha até 60%.



Tabela do ITCMD em Pernambuco atualizada em 2025






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA AUMENTA PENSÃO DE CRIANÇA COM BASE NA "TEORIA DA APARÊNCIA"

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PENSÃO ALIMENTÍCIA: O QUE DIZ A LEI?

STJ RECONHECE POSSIBILIDADE DE CÔNJUGE FIGURAR NO POLO PASSIVO DE EXECUÇÃO